top of page
Buscar

Insuficiência de drenagem das vias lacrimais

  • susanaknupp6
  • 30 de set.
  • 3 min de leitura

Insuficiência de drenagem das vias lacrimais

 

Pontos Importantes:

• Quando o ducto lacrimal está bloqueado, entupido, o fluxo das lágrimas que segue do olho em direção ao nariz é interrompido, o que causa lacrimejamento

• O sintoma de lacrimejamento nem sempre é causado pela insuficiência de drenagem das vias lacrimais.

• Existem muitos tratamentos para insuficiência de drenagem das vias lacrimais e procedimentos em centro cirúrgico só serão indicados se o tratamento clínico não funcionar


Como as lágrimas funcionam?

As lágrimas limpam os olhos e mantêm a superfície do olho umidificada. Elas são constantemente produzidas pelas glândulas lacrimais e fluem pela superfície do olho. Em seguida, drenam por uma pequena abertura (ponto lacrimal), que fica perto do canto interno do olho e seguem para o saco lacrimal. De lá, elas fluem por um tubo chamado ducto nasolacrimal em direção ao nariz e a garganta.

 

Quais os sintomas de ducto lacrimal bloqueado?

• Cílios molhados ou lacrimejamento. Isso porque as lágrimas não conseguem drenar pela via lacrimal e transbordam.

• Pálpebras grudadas com muco, especialmente pela manhã. O muco é um líquido pegajoso que normalmente é dissolvido nas lágrimas. Quando as lágrimas não fluem bem, no entanto, o muco fica do lado de fora do olho. Esse muco é normal. É diferente de pús (líquido amarelado ou esverdeado), que é um sinal de infecção.

• Quando os olhos ficam vermelhos constantemente, isso pode ser causado por infecções, que são mais comuns quando as lágrimas não drenam corretamente.

 

Lacrimejamento nem sempre significa que os dutos lacrimais estão bloqueados. Se seu filho tiver lacrimejamento, um oftalmologista deve examinar os olhos dele.


Causas de insuficiência de drenagem da via lacrimal 

Qualquer obstrução interna ou externa da via lacrimal ou até mesmo a ausência de alguma estrutura da via lacrimal podem interromper a drenagem da via lacrimal.

A condição pode ser congênita (está presente no nascimento) ou adquirida (se desenvolve mais tarde na vida). A insuficiência de drenagem da via lacrimal congênita é muito comum e afeta cerca de um em cada 25 bebês e geralmente decorre da falta de abertura de uma válvula na parte inferior do ducto nasolacrimal.

 

Tratamentos

Existem diferentes tratamentos para insuficiência da via lacrimal. Cabe ao oftalmologista explicar qual tratamento é melhor para cada criança.

Os tratamentos clínicos incluem massagem e antibióticos para quaisquer infecções.

Como nove em cada 10 bebês melhoram por conta própria até 1 ano de idade, pode ser sugerido observar e esperar que o bloqueio se resolva por conta própria.

Caso os tratamentos não funcionem e a insuficiência de drenagem da via lacrimal não se resolva por si própria até 1 ano de idade, pode ser recomendada uma cirurgia.

 

Massageando o olho

Massagear o saco lacrimal geralmente ajuda a abrir o canal lacrimal. Normalmente, você precisará fazer isso algumas vezes por dia e a técnica deve ser orientada pelo médico. è importante não apertar o globo ocular e sim a via lacrimal.


Antibióticos

Se a secreção ocular ficar mais espessa e amarela ou verde ou se a conjuntiva ficar avermelhada, ele pode ter uma infecção. Neste caso pode ser necessário o uso de colírios ou pomadas antibióticas.

 

Cirurgia

Se os tratamentos clínicos não funcionarem após vários meses, pode ser necessária cirurgia. Outra indicação cirurgia se dá quando o saco lacrimal estiver infectado e a pele entre o globo ocular e a lateral do nariz estiver vermelha e inchada.

Diferentes tipos de cirurgia estão disponíveis e isso será discutido com você sobre qual é melhor cirurgia para cada criança. Isso será baseado na idade e na gravidade do bloqueio.

 

 
 
 

Comentários


bottom of page